segunda-feira, 21 de julho de 2008


Tony Joe White, um achado

O melhor da música talvez seja você descobrir novos artistas e estilos que te encantam. Tive isso há alguns meses com Vince Guaraldi, o compositor dos clássicos que dão o tom aos desenhos do Snoopy. Normalmente, um nome leva a outros, e quando vemos, estamos cercados por uma nuvem de cifras, sons e batidas - é o nosso gosto musical consolidado, mas sempre metamórfico.

Foi o caso com o cara da foto acima. Descobri Tony Joe White nos encartes dos meus CD's do Elvis. Ele é compositor de algumas canções interpretadas por Presley - A mais famosa, o funk-soul sulista Polk Salad Annie. Confira abaixo a incrível versão original da canção, por TJW, de 1969.



Naquele mesmo ano, Elvis foi a um show de Tony Joe White e se encantou pela música. Passou a usá-la em seus shows, e ela tornou-se um hit, quase obrigatório até a última turnê do Rei do Rock.

Depois de Polk Salad Annie, passei a ouvir os demais trabalhos de Tony Joe White. E fiquei maravilhado por seu estilo funky, simples e direto, com o blues ingênuo de seu violão, o groovy de sua guitarra e sua voz rouca e grave, combinada com solos descompromissados de gaita. Tony Joe White me lembra um Jack Johnson que sabe tocar e canta músicas que realmente têm ritmo, têm alma e "pegada". Sua origem, dos pântanos do sul dos Estados Unidos, fica clara em seu estilo de música, voz e letras, sempre citando como é ser um southern rocker.

Fica aqui o toque, para quem quiser conhecer o trabalho de TJW - que, aliás, segue firme e gravando álbuns. Há muita coisa no Soulseek (procure por Black & White, o primeiro álbum), e um CD dele ao vivo (Live in Europe 1971) está disponível em lojas online por preços irrisórios (na faixa de R$ 14).

Para terminar, mais uma, talvez um dos primeiros raps gravados: O Craunchy Swamp Rap, em uma batida empolgante da guitarra e gaita de TJW. Curtam:


3 comentários:

Anônimo disse...

TJW, vc nunca ouvira falar dele por seus solos incriveis de guitarra e menos ainda por sua destreza reconhecida na gaita, mas o conjunto musical, somado a sua origem realmente fazem deste musico um caso a parte, motivo pelo qual o proprio Rei se interessou e regravou suas composicoes. Aprovo e recomendo.
Em tempo, o blog esta se superando.

Viva Elvis Brasil disse...

Você disse que ele ainda está na ativa?!??!!!??!?!

Unknown disse...

Estou tendo a sorte de acompanhar TJW desde que ele gravou seu primeiro LP. Pra mim é o maior artista do mundo.